terça-feira, 27 de outubro de 2009

Distribuição Complementar.

Ontem eu tive o prazer de conhecer o princípio da fonologia Distribuição Complementar da melhor forma que um estudante pode imaginar.   Em uma prova!

É sério! A quarta questão da minha prova de prática de análise da linguagem II perguntou qual o princípio da fonologia que explica o fato pelo o qual as crianças, quando no estágio de alfabetização, escrevem "medeco" e não "médico". É... ontem eu não sabia, mas hoje eu sei.

A distribuição complementar é o principal critério para agrupar os alofones como variantes de um fonema. Ahh, mas o que é alofone? Alofones são as diferentes realizações fonéticas de um fonema, ou melhor dizendo, são as variações fonéticas.

É um conceito maravilhoso, mas que irei detalhar em outro momento... ainda estou passado com o fato de eu não ter sido devidamente apresentado a este princípio tão simples antes do dia em que tive que demonstrar como ele funciona.

Mas para quem é super curioso e não vai aguentar esperar, leia o livro Introdução a Linguistica 1: domínios e fronteiras, dos organizadores Fernanda Mussalim e Anna Christina Bentes. O capítulo 4 é dedicado aos estudos da fonologia e apresenta vários princípios e conceitos interessantes.

2 comentários: